https://www.facebook.com/atelierdivindade.nago

quinta-feira, 2 de maio de 2019

TURBANTE: ORIGEM, COSTUMES E MODA.


  1. TURBANTE: ORIGEM, COSTUMES E MODA.

    Significado

    O turbante é um símbolo cultural de diversas regiões do mundo, e hoje em dia está super na moda. O significado de cada turbante é importante e especial principalmente pela cultura africana, pois conta muito sobre o processo de formação de cada cultura. Cada nó e amarração tem um significado enorme de região para região, de tribo para tribo.

    Dias atuais

    Hoje em dia, muitas pessoas esquecem o verdadeiro significado dos turbantes, e usam somente pela moda, onde é super usado na tendência étnica, que é inspirado em hábitos, culturas e estampas de um determinado povo ou região, que está super na moda nos dias de hoje, lembrando que, o turbante não tem só origem africana, mas também oriental e brasileira.
    Já outras pessoas, principalmente de culturas africanas, afro-americanas e afro-brasileiro, usam turbantes como forma de resistência ao aculturamento, afirmação de sua identidade e a luta sobre o preconceito. Entender a história dos turbantes e de suas características é uma forma de se conectar com suas origens, ou até mesmo em relação à sua religião.

    Oriente

    No oriente, os turbantes são utilizados desde muito antes da existência do próprio islamismo, ou da religião indiana chamada Sikh. Lá é utilizado pelos homens com a função religiosa de demonstrar a fé. É feito por um tecido com 45 metros de comprimento.
    Em outros casos, os turbantes servem para proteger a cabeça do deserto. Culturalmente falando, colocar o turbante nos pés de alguém significa submissão. E ao trocar de turbantes, representa um laço de irmandade entre as duas pessoas.

    África

    Na África, o turbante que tem o nome completo de turbante gelê, é um costume de roupas tradicionais, utilizado por homens e mulheres, que faz parte da moda e do estilo africano. Um significado muito forte do turbante para os africanos é ele ser usado para proteger a cabeça que simboliza os pensamentos e a fé no divino, além de ser um acessório de moda.
    Ainda na África, existe o turbante chamado Ojá que ele pode ser utilizado como turbante, algumas mulheres usam enrolado na cintura, ou até mesmo como uma espécie de “canguru” para crianças, onde as mulheres amarram no corpo para carregar os filhos.

    Brasil

    No Brasil, têm ligação direta com os africanos, pois veio como cultura com os africanos na escravidão. Mas no Brasil, as cores eram mais limitadas, tendo então sua própria identidade. O turbante é muito utilizado no Estado da Bahia, onde a cultura africana ainda hoje é muito forte.
    No Brasil, a maior influência de turbante foi o Ojá, e é utilizado também por questão religiosa, mais precisamente no candomblé, umbanda e xangô.

    Turbante na moda

    Na década de 30, o turbante virou moda na Europa, usado por grandes estilistas como Paul Poiret e Coco Chanel, onde várias estrelas da época utilizaram esse acessório. Durante a segunda guerra, mulheres utilizavam o adereço para esconder os cabelos de maus tratos.
    Nos anos 60 o turbante voltou novamente como símbolo da cultura negra, na mesma época em que o movimento orgulho negro que se iniciou nos Estados Unidos entrou em ação. A reaparição desse adereço foi como uma afirmação ao povo negro.
    Nos dias de hoje o turbante voltou com tudo, por empoderamento ou apenas por moda, algumas pessoas acreditam que o uso do turbante em alguns casos é visto como apropriação cultural, por vir de uma cultura de um povo que sofreu muito preconceito e que sofre até hoje, e por pessoas respeitarem o adereço e não a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário