https://www.facebook.com/atelierdivindade.nago

domingo, 7 de agosto de 2016

a simbologia adinkra

 
 a simbologia adinkra
 
 

1 - ADINKRAHENE É o chefe dos símbolos adinkra. Simboliza a liderança, o carisma e a grandiosidade.
 
2 - NYAME NTI Pela graça de Deus. Simboliza a fé e a confiança em deus.
 
3 - NSOROMMA Criança do Céu (estrelas) Símbolo da Guarda Um lembrete que o deus é o pai e zela por todos os povos.
 
4 - Duas cabeças pensam melhor do que uma.
 
5 - OSRANE NE NSOROMA (lua e estrela). Um símbolo de fidelidade. Sinceridade.
 
6 - NEA ONNIM NÃO A SUA, OHU "Quem não sabe pode aprender" Símbolo do conhecimento, a educação ao longo da vida e a busca contínua pelo conhecimento.
 
7 - SANKOFA "voltar e buscá-la". Símbolo da importância de aprender com o passado.
 
8 - AYA, representa força e quando vencemos desafios. Esse desenho mostra uma semente que, mesmo com todas as dificuldades, consegue gerar uma planta forte.
 
9 - DENKYEM "crocodilo". Símbolo da capacidade de adaptação. O crocodilo vive na água, ainda respira o ar, demonstrando uma adaptação às circunstâncias.
 
10 - ANANSE NTONTAN representa a teia da aranha. Simboliza a sabedoria, complexidade da vida.
 
11 - NKYINKIM, iniciativa, dinamismo e versatilidade.
 
12 - BI DO BI INKA Ninguém deve morder os outros. Simboliza a paz e harmonia.
 
13 - DWENNIMMEN "Entendimento". Símbolo de humildade, juntamente com a força.
 
14 - WAWA ABA "semente da árvore wawa". Símbolo da rusticidade, resistência e perseverança. A semente da árvore wawa é extremamente difícil. Que inspira o indivíduo a perseverar através das dificuldades.
 
15 - ESE NE TEKREMA "os dentes e a língua". Símbolo de amizade e de interdependência. Os dentes e a língua desempenham papéis interdependentes na boca. Eles podem entrar em conflito, mas eles precisam trabalhar juntos.
 
16 - AKOFENA &ldquoespada de guerra&rdquo. Coragem, bravura e heroísmo. Além de reconhecer a coragem e bravura, as espadas podem representar a autoridade do Estado legítimo.
 
17 - NYANSAPO: símbolo da sabedoria, engenhosidade, inteligência e paciência.
 
18 - ODO NNYEW FIE KWAN: "O amor nunca perde o seu caminho para casa". Símbolo do poder do amor.
 
19 - AKOKO NAN &ldquoO pé de uma galinha". Símbolo de carinho e disciplina. O nome completo deste símbolo traduz em "A galinha pisa em seus pintinhos, mas ela não os mata."
 
20 - FUNTINFUNEFU-DENKYEMFUNEFU, são crocodilos siameses, simbolizando unidade. União independente das diferenças culturais e democracia.
 
21 - OWO FORO ADOBE "cobra escalando a árvore de ráfia". Símbolo de firmeza, prudência e diligência.
 
22 - "SANKOFA" significa "volte e pegue o que importa". Quer dizer que é importante para todos voltar ao passado para aprender lições que a vida nos deu, a fim de usá-las com sabedoria no presente.
 
23 - NYAME BIRIBI WO SORO "Deus está no céu". Simboliza a esperança.
 
24 - MMERE DANE "mudanças de tempo". Símbolo da dinâmica da vida, mudança da vida.
 
25 - DAME-DAME Nome de um jogo de tabuleiro. Símbolo da inteligência e engenhosidade.
 
26 - AKOMA NTOSO "Corações Ligados". Simboliza a compreensão e o acordo.
 
27 - GYE NYAME "exceto para Deus". Símbolo da supremacia de Deus. O mais popular para uso em decoração.
 
28 - DUAFE "pente de madeira". Símbolo do desejável. Qualidades femininas símbolo de beleza e limpeza.
 
29 - NKONSONKONSON "elo da cadeia". Símbolo da unidade e as relações humanas. Um lembrete para contribuir com a comunidade, que na unidade se encontra a força.
 
30 - KWATAKYE ATIKO "estilo de cabelo de uma guerra. Asante capitão". Símbolo de bravura e coragem. Estilo do cabelo de um capitão de guerra da antiga Asante.
 
31 - MPATAPO "nó de pacificação / reconciliação". Símbolo da paz, reconciliação e pacificação após a contenda.
 
32 - AKOMA "coração". Símbolo de paciência e tolerância. De acordo com Agbo, quando uma pessoa é dito que "ter um coração na barriga", essa pessoa é muito tolerante.
 
33 - MPUANNUM "cinco tufos" (de cabelo). Símbolo da função sacerdotal, lealdade e habilidade. É o penteado tradicional das sacerdotisas, representa a alegria.
 
34 - MMUSUYIDEE "o que remove a má sorte". Símbolo da boa fortuna e santidade.
 
35 - NYAME NNWU NA MAWU "Deus nunca morre, portanto não posso morrer". Símbolo da onipresença de Deus e a existência perpétua do espírito do homem.
 
36 - EBAN "cerca" símbolo de segurança, amor e segurança. Uma casa que tem uma cerca em torno dela é considerado uma residência ideal. A cerca simbolicamente separa e protege a família do lado de fora.
 
37 - NYAME DUA "árvore de Deus" - altar. Símbolo da presença de Deus e da proteção.
 
38 - TAMFO BEBRE "o inimigo vai ensopado em seu próprio suco". Símbolo de ciúme e inveja.
 
39 - HWE MU DUA Símbolo de exame e controle de qualidade. Este símbolo sublinha a necessidade de lutar pela melhor qualidade, seja na produção de bens ou em esforços humanos.
 
40 - MATE MASIE "O que eu ouço, eu continuo". Símbolo do conhecimento, sabedoria e prudência. O significado implícito da frase "mate Masie" é "eu entendo". Entendimento significa sabedoria e conhecimento, mas representa também a prudência de se levar em consideração o que outra pessoa disse.
 
41 - EPA "algemas". Símbolo da lei e, a justiça, escravidão e cativeiro. "O símbolo lembra agressores da natureza intransigente da lei. Desencoraja, no entanto, todas as formas de escravidão".
 
42 - KUNTINKANTAN (não possuem). Há necessidade de humildade e servidão. Falta de humildade.
 
43 - ASASE YE DURU "a Terra tem peso". Símbolo da providência e a divindade da Mãe Terra. Este símbolo representa a importância da Terra para sustentar a vida.
 
44 - OSRAM NE NSOROMMA "A Lua e a Estrela". Símbolo do amor, fidelidade, harmonia. Este símbolo reflete a harmonia que existe na ligação entre um homem e uma mulher.
 
45 - PEMPAMSIE "costurar em prontidão". Símbolo de constância, prontidão, resistência.
 
46 - NEA OPE SE obediência "quem quer ser rei". Símbolo de serviço e liderança. "Aquele que quer ser rei no futuro deve primeiro aprender a servir."
 
47 - BESE SAKA "saco de nozes de cola". Símbolo de riqueza, poder, abundância, muita união e unidade.
 
48 - BOA ME NA ME MMOA WO "Ajude-me e deixe-me ajudá-lo". Símbolo de cooperação e interdependência.
 
 
Fique por dentro da história:
 
Durante um conflito militar no início do século XIX, causado pelos gyaaman, que tentavam copiar a &ldquocadeira de ouro&rdquo (símbolo da nação ashanti), o rei gyaaman foi morto. Seu mantoadinkra foi tomado por Nana Osei Bonsu-Panyin, o Ashantehene (rei ashanti), como troféu. Com a túnica, veio o conhecimento da aduru adinkra (tinta especial utilizada no processo de impressão) e do processo de estampagem de desenhos em panos de algodão. A população akan desenvolveu habilidades significativas na tecelagem no século XVI, em Nsoko (hoje Begho), importante centro de tecelagem. Osadinkra, originalmente produzidos pelos clãs gyaaman, da região Brong, eram de direito exclusivo da realeza e dos líderes espirituais, e só podiam ser utilizados em cerimônias importantes, tais como funerais &ndash adinkra significa &ldquoadeus&rdquo.
 
 
Com o tempo, os ashantis desenvolveram mais a simbologia adinkra, incorporando sua própria filosofia, contos folclóricos e cultura.
 
 
Tecidos
 
 
Os tecidos ocupam um lugar muito especial na cultura Akan. São utilizados não apenas como vestimenta, mas também como forma de expressão. Assim, os símbolos adinkra são estampados nos tecidos, para transmitir mensagens.
 
Essa rica tradição existe desde o século XVII. Inicialmente, as vestimentas com símbolos adinkra eram usadas apenas nas cerimônias fúnebres. Os símbolos utilizados expressavam as qualidades atribuídas à pessoa que havia morrido. Hoje em dia, os tecidos com estampas adinkra são usados no dia a dia, mas principalmente em celebrações.
 
 
Os símbolos são estampados nos tecidos por meio de uma espécie de carimbo, feito com a casca de cabaças. Este é mergulhado numa tintura feita com cascas de árvores e pressionado diversas vezes no tecido para criar estampas.
 
 
Atualmente, tecidos industrializados comemorativos também são estampados com adinkras. É o caso de um pano produzido por ocasião do falecimento do professor Georges Niangoran Bouah, grande estudioso da cultura Akan.